A Pessoa do obreiro – Parte 2

Objetivo: Identificar características negativas nos maus obreiros, aprender com os julgamentos exercidos sobre eles, e fugir de tais pessoas e comportamentos semelhantes.
  1. Assim como Deus possui o seu ministério com seus ministros para cumprir com seu propósito, semelhantemente, satanás possui o ministério da iniquidade com seus ministros, para cumprirem com o seu propósito de danificar e destruir a obra de Deus – 2 Co 11:12-15.
  2. Quando o obreiro, falha em compreender sua verdadeira função no serviço de Deus, se torna um estorvo em sua obra, nem entrando no reino, nem deixando outros entrarem – Mt 23:13.
  3. Miriã e Arão – Nm 12:1-10 – Exemplos de pessoas de Deus, sinceras e úteis na obra, mas que por um lapso, se deixaram seduzir pela rebelião contra a autoridade representativa de Deus diante do Seu povo.
  4. Autoridade representativa de Deus é a que o representa espiritualmente em Sua obra.
  5. Miriã e Arão eram os mais próximos e íntimos de Moisés, o representante de Deus e guia do povo. Isto significa que até os que estão envolvidos no trabalho de Deus, os mais chegados, precisam de vigilância redobrada quanto às tentações no tocante a rebelião à autoridade.
  6. A rebelião (lepra) faz parte da natureza caída de todos os homens, e permanece oculta aguardando somente que alguém a cultive, regue, em alguma circunstância oportuna.
  7. Aqueles que cultivam a rebelião em seu interior, no oculto, mais cedo ou mais tarde, serão manifestados. A lepra vem à tona, e o resultado e ser lançado fora do arraial.
  8. Coré, Datã e Abirão, é o caso de alguém que ama a posição, não se submete à autoridade representativa de Deus, e tenta fazer a si mesmo autoridade. Estes não ficarão impunes dos juízos divinos nem neste mundo, nem no porvir – Nm 16:1-3; 31-33; Jd 14 e 15.
  9. Himineu e Fileto – 2 Tm 2:16-18 – Estes são exemplos de irmãos que não se submetiam (ou não aceitavam) os ensinamentos trazidos pelo ministério apostólico do novo testamento. Desviando-se da verdade, se caracterizam por sua linguagem de difamação aos guias, levando seus próprios ensinamentos baseados em suas mentes carnais.
  10. Alexandre, o latoeiro – 1Tm 1:19,20; 2Tm 4:14 – Este causou muitos males ao apóstolo Paulo. Lhe resistia face a face, blasfemava e colocava o ministério em dúvidas, causando muitas dores ao apóstolo. O conselho de Deus para os fiéis é que devem fugir dos que procedem de semelhante modo.
  11. Diótrefes – 3Jo 9-10 – Membro ativo da Igreja. Incrível. Não ofertava, não acolhia os santos, falava mal dos irmãos, principalmente do presbítero João, e ainda queria ser o primeiro, isto é, o melhor. Somente suas orações eram válidas e poderosas, e suas mensagens cheias de vida. isto era o que Demétrio pensava. Além de tudo isso, se opunha àqueles que não se submetiam ao que ele queria.
  12. Satanás é a fonte de toda rebelião e morte. É o seu espírito quem inspira os homens a se rebelarem causando males à obra de Deus – Ef 2:2. Sua tarefa consiste em cegar o entendimento do homem, fermentar suas almas e fazê-los, sempre prontos, para espreitar a vida dos servos de Deus, mantendo-os sob observação, enquanto deixam ignoradas as suas boas ações.
  13. A palavra “servo”, no grego “doulos, do verbo “deo”, (ligar, algemar, aprisionar), significa “escravo”, isto é, aquele que não pertence a si mesmo, nem vive em função própria.
  14. Josué é chamado pelas Escrituras de servidor de Moisés – Êx 24:13. É um exemplo típico de alguém que não vive para si mesmo, mas para Deus e para os homens. Sua fidelidade o levou a ser, depois da morte de Moisés, o seu substituto.
  15. Neemias é um exemplo de amor, determinação e coragem – Ne 1:1-4; 11.
  16. Exemplo de amor porque, não precisando de coisa alguma, pois vivia na corte real, suprido de tudo, se dispôs a servir e buscar uma condição melhor de vida aos seus irmãos que viviam em miséria.
  17. Exemplo de determinação porque, não somente se sensibilizou com a situação de Jerusalém, mas demostrou isso com oração, jejum, e abandono de seu bem estar em Babilônio, a favor dos seus irmãos.
  18. Exemplo de coragem porque, movido pela visão governante do propósito de Deus, e pela compaixão de seus patrícios, renunciou sua posição no reino, e expôs sua vida ao perigo, tanto de feras, como de salteadores e inimigos do povo de Deus, ao regressar às ruínas de Jerusalém.
  19. Jesus é o maior exemplo de servo/obreiro. “…Subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus; antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana, a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até a morte e morte de cruz” – Fp 2:6-8.
  “Precisamos desistir daquilo que estamos construindo, para decidirmos por aquilo que Deus deseja construir”. Bispo Alexandre Rodrigues  

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *